Padronização de equipes terceirizadas: saiba como fazer a gestão na sua empresa

01/06/2022

Cada dia mais, terceirizar serviços dentro de uma empresa vem se tornando prática comum. Além de reduzir custos, ter profissionais indiretos em sua produção permite adequá-la às suas necessidades. Porém, a padronização de equipes terceirizadas deve ser realizada sempre com uma boa atuação do gestor.

Investir na terceirização é uma excelente forma de otimizar sua produção, mantendo sempre o foco do negócio. Se nem sempre motivar seus colaboradores diretos é tarefa fácil, integrar os indiretos requer atenção redobrada. Mas com algumas ações pontuais, você verá que pode ter resultados mais satisfatórios do que espera.

Para você conhecer um pouco mais sobre uma gestão de terceirizados, preparamos este artigo com dicas úteis para você. Confira!

Defina metas e indicações de performance

O resultado está ligado diretamente ao conhecimento do processo. Ter um bom planejamento neste momento é fundamental para que as metas sejam alcançadas e a produtividade seja compensadora.

Neste aspecto, um bom gestor precisa conhecer sua equipe terceirizada, estabelecer metas coletivas e individuais, e acompanhar a performance de sua equipe. Definir níveis de produtividade também permite que todos estejam engajados no projeto — sejam eles colaboradores diretos ou terceirizados — o que ao final representará melhor retorno financeiro à empresa.

Mas lembre-se de que não basta apenas estabelecer metas, se elas não forem acompanhadas. Por isso, é fundamental acompanhar diariamente ou semanalmente o números obtidos e, se necessário, corrigir rotas, para que o objetivo final seja de fato alcançado.

Valorize e reconheça os bons profissionais

Não importa se o colaborador é direto ou terceirizado, todos gostam de ser motivados pelo reconhecimento. Assim, no seu papel como gestor, saiba reconhecer aqueles profissionais que se destacam em suas áreas e os valorize publicamente. Isso fará com que eles rendam ainda mais e estimulará os demais a seguir pelo mesmo caminho.

O contrário também é fundamental: se perceber que algum membro de sua equipe está abaixo do esperado, o chame em particular e faça as correções necessárias. Isso evitará que você tenha prejuízos com a produtividade e, se necessário, faça a troca do colaborador antes que seja tarde demais.

Promova treinamentos constantes

Outro ponto fundamental para uma boa gestão de equipe terceirizada é mantê-la constantemente capacitada. Para isso, sempre que possível e quando for necessário, promova treinamentos, e incentive seus colaboradores a participarem de seminários, workshops e cursos. Profissionais mais bem treinados, além de se sentirem mais estimulados, costumam apresentar um grande crescimento de produtividade.

Invista na integração das equipes

Procure estimular a construção de relacionamentos e parcerias entre seus subordinados. Isso gera um ambiente de trabalho mais agradável e uma equipe unida costuma apresentar melhores resultados.

Ainda que exista certa dificuldade em envolver trabalhadores terceirizados no dia a dia da empresa, procure integrá-los ao máximo na rotina. Assim, eles também sentirão que integram o projeto e a visão estratégica de seu empreendimento e, ao vestirem a camisa da organização, sentem-se mais valorizados.

Como você viu, por mais que o colaborador não esteja diretamente ligado à sua empresa, com ações simples e integradas, você pode extrair o máximo de sua produtividade, ao mesmo tempo que o faz sentir parte da equipe. Assim, o resultado de suas planilhas de produção serão sempre excelentes.

Se gostou do nosso artigo sobre a padronização de equipes terceirizadas, assine nossa newsletter e receba sempre ótimas informações sobre gestão de negócios produzida por nossa equipe da FacilitApp. Com elas, seu negócio crescerá ainda mais. Até a próxima!