indicadores para gestão de facilities

10 principais indicadores para a gestão de facilities

O gerenciamento de atividades secundárias de uma empresa pode impactar diretamente nos seus resultados. Afinal, um ambiente de trabalho mal organizado desmotiva os times a trabalharem com agilidade e segurança. Justamente por isso, é fundamental investir no uso de indicadores para gestão de facilities.

Os indicadores para gestão de facilities auxiliam o gestor a ter uma visão completa sobre a estrutura de trabalho das equipes e que pontos podem ser otimizados. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura!

O que são facilities?

A gestão de facilities é um serviço voltado para o ambiente corporativo que auxilia negócios a terem mais foco nas suas rotinas críticas. Ela ganhou força nos últimos anos com a nova lei de terceirização, que permitiu que companhias contratassem parceiros para executar todas as atividades não relacionadas ao core business do empreendimento. Ou seja, qualquer rotina que não esteja ligada à finalidade principal do negócio.

Essa solução se destaca por fornecer um alto custo-benefício para o contratante. A empresa conseguirá direcionar, para um time especializado, rotinas secundárias. Isso pode reduzir custos, melhorar o retorno sobre o investimento e auxiliar na criação de um ambiente de trabalho eficiente e inovador.

Que funções podem ser desempenhadas pelas facilities?

A gestão de facilities é um serviço flexível e que pode ser integrado a vários processos do dia a dia da companhia. Veja alguns a seguir:

  • processos de limpeza;
  • manutenção de equipamentos de escritório;
  • gestão de infraestrutura de TI;
  • segurança predial;
  • gestão e manutenção de patrimônio.

Que indicadores regem o trabalho de uma empresa de gestão de facilities?

Todo serviço deve ser otimizado continuamente. Afinal, as demandas de uma empresa mudam e os profissionais que trabalham com ela devem estar preparados para acompanhar cada novidade. Nesse sentido, o uso de indicadores para a gestão de facilities é uma ferramenta crucial para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Os indicadores permitem que gestores acompanhem o trabalho da equipe de maneira abrangente. Erros, gargalos e atrasos serão identificados rapidamente, o que auxilia na sua correção ágil. Ao mesmo tempo, pontos de sucesso poderão ser visualizados com facilidade, algo fundamental para definir de quais setores replicar práticas.

Entre os indicadores que podem ser utilizados para esse fim, é possível apontar:

  1. o número de chamados em atraso e o número de profissionais ausentes;
  2. o tempo médio necessário para executar uma atividade;
  3. o número de chamados e processos executados;
  4. o custo operacional para manter a equipe;
  5. a satisfação do cliente;
  6. o número de chamados emergenciais em aberto;
  7. a taxa de conclusão de tarefas;
  8. o valor investido x as horas de trabalho;
  9. o número médio de faltas por mês;
  10. o índice de uso médio de insumos.

Todos os indicadores listados acima auxiliam o gestor a identificar em que pontos existem problemas. Por isso, se empregados com precisão, a empresa pode agir rapidamente. Cada falha será corrigida antes que cause um impacto elevado nos seus fluxos de trabalho.

Da mesma forma, o gestor conseguirá avaliar quais setores têm a melhor performance. Isso permite que a companhia replique boas práticas em toda a cadeia operacional. Afinal de contas, os times que têm novas ideias se destacarão com mais facilidade.

Em outras palavras, o uso de indicadores auxilia o negócio a manter um fluxo contínuo de melhorias nas rotinas de gestão de facilities. Todo o trabalho executado será avaliado de maneira contínua, com o apoio de métricas de performance que podem ser avaliadas para direcionar o fluxo de trabalho do gestor. Dessa maneira, a empresa poderá garantir que o ambiente de trabalho estará pronto para dar as bases necessárias para que toda a equipe possa entregar os resultados esperados sempre.

Como o FacilitApp ajuda na gestão de indicadores de facilities?

Na mensuração de indicadores para gestão de facilities, a tecnologia pode ser de grande apoio para o gestor. Aplicativos dão ao gestor a capacidade de visualizar o trabalho de todo o time em tempo real. Isso garante ao time a habilidade de corrigir erros rapidamente, algo fundamental para manter o trabalho em um elevado nível de qualidade.

Algumas ferramentas, como o FacilitApp, podem ser utilizadas para esse fim. Os recursos dessa solução tornam o acompanhamento de todas as atividades da equipe mais simples e direto. Em tempo real, o gestor conseguirá identificar o que foi executado, as próximas atividades e as ocorrências em atraso. Além disso, a visualização dos dados referentes às solicitações não atendidas é simples e intuitiva.

O planejamento com o apoio do FacilitApp se adapta à rotina do negócio e ao seu perfil. Toda a escala de trabalho da equipe pode ser moldada a partir da demanda e dos indicadores de produtividade. Isso dá mais abertura para a equipe otimizar o seu trabalho e, assim, atingir as suas metas com facilidade.

O FacilitApp também abre espaço para a empresa otimizar as suas rotinas com mais qualidade e flexibilidade. Alertas, documentos com instruções sobre processos e dicas podem ser repassados para a equipe rapidamente.

Isso auxilia a empresa a manter um nível uniforme de qualidade em todas as etapas do seu processo de gestão de facilities. Dessa forma, o serviços poderão contar com um processo de melhoria contínua, algo fundamental para garantir o retorno no investimento realizado.

A gestão de facilities é uma atividade crítica para empresas. Ela permite que o negócio se mantenha com um foco nas rotinas relacionadas ao core business sem ter que direcionar recursos para atividades secundárias. Porém, isso só é possível quando o gerenciamento de rotinas, como as de limpeza e segurança, é otimizado ao máximo.

Apoiada na tecnologia e nos indicadores para gestão de facilities, a empresa pode atingir esse objetivo. Será mais fácil rastrear problemas, manter os times com um trabalho ágil e garantir que os resultados sejam alcançados. Dessa forma, o negócio conseguirá criar um ambiente de trabalho funcional e que contribui para os times atingirem sempre as suas metas.

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