A capacidade de profissionais entregarem resultados dentro do esperado é algo que todo negócio busca aprimorar. Medir a produtividade da equipe, nesse sentido, é uma prática que o profissional de gestão eficiente precisa manter para evitar atrasos no fluxo operacional.
Mensurar os níveis de produtividade da empresa garante que falhas serão rastreadas e o negócio não perderá competitividade. Além disso, isso permite criar um ambiente que se torna continuamente mais eficaz, o que gera um fluxo de aumento de qualidade nos serviços prestados para os clientes.
Mas como fazer para medir a produtividade da equipe corretamente? Que passos podem ser tomados para resolver problemas internos? Veja no post a seguir!
Por que é importante medir a produtividade?
Medir a produtividade das equipes é algo crítico para tornar o alcance de metas comerciais possível. Esse processo permite que os gestores encontrem problemas no seu fluxo de trabalho e cortem gargalos e erros operacionais. Dessa maneira, os profissionais terão mais habilidade para atingir os resultados esperados pelos líderes empresariais.
Ao medir a produtividade, o gestor poderá direcionar a sua atenção para os fatores que realmente impedem o negócio de atingir os seus objetivos de médio e longo prazos. Erros na estrutura operacional, gargalos, baixa produtividade e desperdício de recursos serão rastreados. Dessa forma, a companhia conseguirá ser mais competitiva e econômica.
Como medir a produtividade dos colaboradores?
Para medir a produtividade das equipes, o gestor pode aplicar uma série de indicadores. Eles precisam estar estruturados a partir do perfil operacional do setor e das suas dinâmicas internas. Entre as métricas mais tradicionais, nós podemos apontar:
- análise do número de pedidos concluídos (algo especialmente útil em áreas de suporte e relacionamento);
- avaliação dos projetos em atraso;
- estudo do número de tarefas entregues dentro do prazo;
- observância do tempo médio de atendimento;
- comparação do seu negócio com a concorrência utilizando a estratégia de benchmark.
Quais são as práticas necessárias para otimizar a produtividade?
Caso a empresa encontre problemas de produtividade, o time precisa ter o seu trabalho revisto para garantir que existam melhorias nos indicadores. Afinal, tão importante quanto saber medir a produtividade é conseguir ampliá-la. Veja, a seguir, três formas de executar esse processo!
Aplique feedbacks
Os feedbacks são utilizados para auxiliar os profissionais a corrigirem erros e, em alguns cenários, para valorizar boas práticas. Um feedback corretivo deve ser feito identificando o problema, avaliando a sua origem e buscando, em conjunto com o time, formas de evitar que ele ocorra novamente. Dessa forma, a otimização será mais efetiva.
Aposte na tecnologia
A tecnologia pode ser fundamental para empresas otimizarem o nível da sua produtividade. Com a ferramenta de TI adequada, o gestor pode integrar mais a equipe, facilitar a troca de dados, melhorar o índice de inovação e flexibilizar rotinas. Tudo isso contribuirá para aumentar a produtividade da equipe e evitar atrasos.
Treine os times
Problemas de produtividade podem ser causados por falhas nos processos operacionais. Com um bom treinamento, a equipe pode alinhar os seus conhecimentos e manter um nível unificado de qualidade no seu dia a dia. Portanto, sempre implemente treinamentos e cursos para atualizar saberes e garantir que todos estejam alinhados.
Empresas competitivas conseguem manter um ciclo de melhorias contínuo. A otimização do fluxo de trabalho interno garante que o negócio sempre estará à frente de concorrentes. Dessa maneira, será mais fácil atrair oportunidades e registrar maiores receitas.
Nesse sentido, o fluxo de trabalho pode ser otimizado utilizando estratégias para medir a produtividade. Dessa maneira, os profissionais poderão atacar os seus problemas com precisão, evitar gargalos e sempre entregar os resultados esperados em médio e longo prazos.
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