Como monitorar a produtividade da minha equipe?

01/06/2022

Monitorar a produtividade dos colaboradores, assim como a própria, é uma dos desafios mais importantes de um bom gestor de equipes. Se bem executado, o monitoramento pode identificar áreas que, se melhoradas, vão influenciar positivamente nos resultados gerais da empresa.

Conforme avançamos no desenvolvimento da tecnologia, as opções para modernizar essa atividade se multiplicam. Contudo, com ou sem as ferramentas mais modernas, existem práticas fundamentais que precisam ser seguidas para garantir que a companhia está explorando todo o seu potencial de produção.

Neste artigo, vamos explicar a importância de realizar esse acompanhamento no cotidiano da empresa e passar dicas para que ele seja realizado de forma eficaz. Confira!

Por que monitorar a produtividade da sua equipe?

A gestão de qualquer companhia envolve uma busca frequente por otimizações nos processos. Isso porque, quanto maior o nível de eficiência das equipes, menores são os custos e maiores são as possibilidades de lucro. Contudo, só é possível aprimorar aquilo que se mensura.

Por essa razão, monitorar a produtividade da empresa, de modo geral, é a única forma de potencializar seus resultados.

Pense nos seus colaboradores, por exemplo. Como cobrar o melhor de cada um deles se você não acompanha de perto a eficiência apresentadas por eles no cumprimento de tarefas? Não é possível, já que uma ação está atrelada à outra.

Sendo assim, fica clara a ideia de que o monitoramento da produtividade deve ser tratado como um dos elementos mais importantes de um empreendimento.

Como o monitoramento pode ser realizado?

Agora que você entende a importância de realizar essa atividade, vamos nos atentar a algumas práticas que podem ser empregadas. Continue a leitura

Trabalhe com metas e feedbacks

O estabelecimento de metas é o primeiro passo para mensurar a produtividade da equipe. Os objetivos devem ser tratados como um guia a ser seguido, servindo como base para que os resultados sejam comparados e avaliados.

Naturalmente, o processo não acaba aí. Para que ele escale com eficiência, é crucial trabalhar com feedbacks para a equipe. É preciso comunicar o que está sendo feito de forma satisfatória e o que precisa melhorar. Ao ser claro com os colaboradores você colabora para manter níveis altos de motivação.

Invista em tecnologia

Como citamos no início do texto, a tecnologia é uma aliada cada vez mais forte na gestão de equipes. Hoje, existem aplicativos e softwares que permitem um acompanhamento em tempo real da rotina de trabalho. Por meio de funções como o Bluetooh e o QR Code, por exemplo, é viável receber alertas e notificações que comprovam a conclusão de tarefas.

Além do controle do gestor, a experiência do colaborador também é beneficiada. Isso porque, por meio do próprio smartphone, ele pode receber instruções claras e precisas, além de ter a chance de acessar sua agenda e se informar sobre qualquer tipo de alteração.

Monitorar a produtividade da equipe é uma ação que, devido à sua relevância na saúde da empresa, deve receber bastante atenção. O trabalho envolve a definição clara de metas e o uso de feedbacks para otimizar a eficiência dos processos. A boa notícia é que, com o investimento certeiro em tecnologia, o gestor pode cumprir essa tarefa com maior segurança e facilidade.

E aí, pronto para monitorar e potencializar a produtividade de sua equipe? Mostre que está por dentro do assunto e compartilhe o post em suas redes sociais!