Entre os fatores que podem influenciar a competitividade de uma empresa, a performance de times é um dos mais críticos. Afinal de contas, quando a empresa trabalha com agilidade e precisão, os seus produtos e serviços são entregues dentro do prazo e alinhados com as demandas dos clientes.
Por isso, gestores trabalham continuamente para avaliar e melhorar a qualidade dos serviços executados. Mas como isso pode ser feito? Veja no post abaixo!
1. Defina metas de performance
As métricas de performance são um dos principais instrumentos para avaliar a qualidade de qualquer time. Com elas, o gestor pode identificar, em tempo real, se o trabalho tem a qualidade esperada, se existem problemas ou gargalos que possam comprometer a entrega de resultados.
Porém, para serem funcionais, as métricas precisam estar alinhadas com o perfil de cada time. O gestor deve, portanto, avaliar como o trabalho é executado e as suas limitações antes de criar um indicador de desempenho. Dessa forma, ele conseguirá avaliar corretamente a qualidade do serviço executado e sempre aplicar mudanças que causem um real impacto positivo nos fluxos de trabalho da companhia.
2. Execute o benchmarking
O benchmarking é uma estratégia em que o gestor determina, de maneira objetiva e clara, quais serão os principais pontos fortes e fracos das suas operações a partir da análise do trabalho executado pela concorrência. Esse é um trabalho contínuo, que auxilia o negócio a avaliar o posicionamento da empresa frente a concorrentes e no seu setor. Dessa forma, a companhia pode melhorar as suas práticas e ter sempre alta competitividade.
Essa estratégia deve passar por todos os pontos da empresa. Produtos, serviços, rotinas e indicadores internos precisam ser comparados de maneira analítica. Assim, ficará mais fácil verificar erros e melhorar o seu posicionamento.
3. Tenha ferramentas de gestão
As soluções de gestão de equipes são um importante mecanismo para acompanhar o trabalho do time de modo centralizado. Com elas, é possível definir e avaliar métricas, distribuir tarefas, comunicar feedbacks e rastrear problemas de modo centralizado e prático.
Por isso, o sistema de gestão de equipes tem se tornado um importante software para gestores. Ele garante que o gerenciamento e avaliação dos fluxos operacionais de toda a empresa serão muito mais inovadores, integrados, ágeis e alinhados com as demandas do mercado. Assim, a companhia sempre poderá criar meios para atingir os resultados esperados a médio e longo prazo.
4. Saiba aplicar feedbacks
Os feedbacks são cruciais para que a empresa possa trabalhar os seus problemas de performance e, com isso, ter melhoria contínua. Portanto, sempre que alguma falha for rastreada, o gestor precisa trabalhar com os times meios para evitar que ela seja perpetuada e solucionada da melhor maneira possível.
Um feedback também pode ser aplicado para incentivar os times. Ao identificar que uma meta foi alcançada, o gestor deve parabenizar o profissional. Assim, reconhecendo a qualidade do seu trabalho, ele se manterá engajado na prestação de serviços e na busca por mais performance.
O desempenho de colaboradores é uma preocupação contínua dos gestores. Eles precisam trabalhar sempre para evitar riscos, aplicar medidas que otimizem o trabalho executado e mantenham uma qualidade contínua em toda a cadeia operacional. Assim, o negócio terá alta competitividade e sempre atenderá da melhor forma às demandas de seus clientes.
Gostou do post? Então assine a nossa newsletter para receber em primeira mão as futuras novidades do blog!
Mais artigos
Case de Sucesso Facilitapp Santa Casa de Itapira (SP)
Conheça os benefícios do FacilitApp
Fique por dentro das tendências para gestão de facilities em 2019
Pesquisa de satisfação: Mais uma ferramenta do FacilitApp
Descubra como atingir o SLA