Entre os fatores que podem influenciar a competitividade de uma empresa, a performance de times é um dos mais críticos. Afinal de contas, quando a empresa trabalha com agilidade e precisão, os seus produtos e serviços são entregues dentro do prazo e alinhados com as demandas dos clientes.
Por isso, gestores trabalham continuamente para avaliar e melhorar a qualidade dos serviços executados. Mas como isso pode ser feito? Veja no post abaixo!
1. Defina metas de performance
As métricas de performance são um dos principais instrumentos para avaliar a qualidade de qualquer time. Com elas, o gestor pode identificar, em tempo real, se o trabalho tem a qualidade esperada, se existem problemas ou gargalos que possam comprometer a entrega de resultados.
Porém, para serem funcionais, as métricas precisam estar alinhadas com o perfil de cada time. O gestor deve, portanto, avaliar como o trabalho é executado e as suas limitações antes de criar um indicador de desempenho. Dessa forma, ele conseguirá avaliar corretamente a qualidade do serviço executado e sempre aplicar mudanças que causem um real impacto positivo nos fluxos de trabalho da companhia.
2. Execute o benchmarking
O benchmarking é uma estratégia em que o gestor determina, de maneira objetiva e clara, quais serão os principais pontos fortes e fracos das suas operações a partir da análise do trabalho executado pela concorrência. Esse é um trabalho contínuo, que auxilia o negócio a avaliar o posicionamento da empresa frente a concorrentes e no seu setor. Dessa forma, a companhia pode melhorar as suas práticas e ter sempre alta competitividade.
Essa estratégia deve passar por todos os pontos da empresa. Produtos, serviços, rotinas e indicadores internos precisam ser comparados de maneira analítica. Assim, ficará mais fácil verificar erros e melhorar o seu posicionamento.
3. Tenha ferramentas de gestão
As soluções de gestão de equipes são um importante mecanismo para acompanhar o trabalho do time de modo centralizado. Com elas, é possível definir e avaliar métricas, distribuir tarefas, comunicar feedbacks e rastrear problemas de modo centralizado e prático.
Por isso, o sistema de gestão de equipes tem se tornado um importante software para gestores. Ele garante que o gerenciamento e avaliação dos fluxos operacionais de toda a empresa serão muito mais inovadores, integrados, ágeis e alinhados com as demandas do mercado. Assim, a companhia sempre poderá criar meios para atingir os resultados esperados a médio e longo prazo.
4. Saiba aplicar feedbacks
Os feedbacks são cruciais para que a empresa possa trabalhar os seus problemas de performance e, com isso, ter melhoria contínua. Portanto, sempre que alguma falha for rastreada, o gestor precisa trabalhar com os times meios para evitar que ela seja perpetuada e solucionada da melhor maneira possível.
Um feedback também pode ser aplicado para incentivar os times. Ao identificar que uma meta foi alcançada, o gestor deve parabenizar o profissional. Assim, reconhecendo a qualidade do seu trabalho, ele se manterá engajado na prestação de serviços e na busca por mais performance.
O desempenho de colaboradores é uma preocupação contínua dos gestores. Eles precisam trabalhar sempre para evitar riscos, aplicar medidas que otimizem o trabalho executado e mantenham uma qualidade contínua em toda a cadeia operacional. Assim, o negócio terá alta competitividade e sempre atenderá da melhor forma às demandas de seus clientes.
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