Internet das coisas para gestão de facilities: entenda como funciona

01/06/2022

A inteligência artificial habita o imaginário do ser humano há muitos anos. Por meio de obras de ficção, como filmes, séries de televisão e livros, imaginamos como seria se os objetos em nossa volta pudessem agir de forma automatizada, com o mínimo de intervenção humana.

Bem, ainda estamos distantes das projeções hollywoodianas, mas, por meio da internet das coisas (IoT), já é possível designar objetos para cumprir tarefas de forma mais autônoma. Isso, aliado à capacidade de aprendizado da IoT, torna possível a otimização de processos que, se feitos manualmente, exigiriam mais tempo e trabalho.

Neste texto, vamos abordar a forma como a internet das coisas para gestão de facilities pode facilitar a vida do gestor. Vamos definir o conceito, explicar como funciona e indicar algumas áreas que podem ser beneficiadas. Confira!

O que é a internet das coisas?

Embora tenha subido drasticamente de popularidade nos últimos anos, o termo “internet das coisas” foi cunhado em 1999. Na época, o observava-se a crescente falta de tempo do cidadão moderno e a forma como diversos dispositivos estavam sendo adaptados para cumprir tarefas mais simples. Era o início da automatização.

Hoje, a IoT não é mais uma tendência, e sim uma realidade. Qualquer empresa que entenda a importância de tornar seus processos mais ágeis e eficientes tem muito a se beneficiar com o uso da tecnologia. Mas afinal, o que é exatamente esse conceito?

Definimos como internet das coisas a atuação de qualquer objeto que seja capaz de levantar, armazenar e transmitir dados por meio de uma conexão online. Acredite, isso é muito mais comum do que se imagina. Em cidades bem desenvolvidas, por exemplo, semáforos são conectados a centrais de controle e, assim, possibilitam a otimização do fluxo de veículos.

Ainda assim, o esperado é que esse tipo de tecnologia se torne ainda mais banal. Empresas como a Google e o Uber são pioneiras em projetos para viabilizar carros sem motorista, que funcionarão de forma completamente automática. Enquanto essa novidade não chega, porém, uma das principais funções da IoT é na otimização de tarefas no cotidiano empresarial, especialmente na gestão de facilities.

Como a internet das coisas para gestão de facilities pode ser aplicada?

A aplicação da internet das coisas para a gestão de facilities abrange diversas áreas e departamentos. Com o uso da tecnologia, é possível fácil potencializar a produtividade de colaboradores que, quando não precisam realizar tarefas banais, contam com mais tempo para se dedicar em ocupações mais complexas.

Contudo, não só os colaboradores se beneficiam dessa aplicação. No restante do texto, vamos elencar alguns pontos que podem ser aprimorados com o uso da IoT. Continue a leitura!

Transporte e logística

Os esforços relacionados ao transporte, logística e controle de frota podem ser mais eficazes com o uso da internet das coisas. Basta equipar os meios de transporte com dispositivos especializados para receber informações referentes à rota, distância percorrida e tempo gasto em qualquer entrega ou atividade.

Assim, além da possibilidade de estabelecer prazos mais certeiros, você tem em suas mãos informações que podem ajudar a poupar combustível. Os dispositivos instalados facilitam a definição de rotas mais seguras e econômicas, além de garantir ao gestor um controle total sobre tudo o que ocorre nessas viagens.

Segurança

Uma das principais preocupações de uma empresa, atualmente, tem a ver com a segurança de seus dados. Sabemos que coletar informações é essencial tanto para otimizar a relação com cliente, quanto para melhorar os processos internos. Perder esses dados significa um grande prejuízo para a companhia.

Como permite que sua utilização seja inteiramente baseada na nuvem, abrindo espaço para a criptografia, a internet das coisas garante um resguardo muito maior para esses ativos da marca. Para tal, é essencial investir no treinamento e capacitação dos colaboradores envolvidos e garantir a implementação de uma política de segurança eficiente.

Suporte administrativo

Basicamente tudo o que é ligado as tarefas administrativas mais simples pode ser otimizado com a aplicação da internet das coisas. Impressoras e copiadoras podem funcionar remotamente, facilitando o trabalho da equipe envolvida. Além disso, é possível oferecer uma experiência mais completa para o cliente.

Imagine, por exemplo, a governança de um hotel. O processo de identificar um quarto que precisa de limpeza, realizar o serviço e comunicar que o cômodo está disponível para receber novos hóspedes pode levar algum tempo. Porém, com o uso de dispositivos conectados à recepção, o atendente recebe a informação da disponibilidade em tempo real. Dessa forma, ele pode atender novos visitantes com maior convicção.

Outro ponto que pode ser beneficiado é o controle de estoque. Saber exatamente quais itens estão estocados e quais precisam ser adquiridos é essencial para garantir a otimização dos gastos e, ao mesmo tempo, não deixar que nenhum item fique faltando. Com a IoT, o sistema registra cada produto que deixa o estoque, facilitando consideravelmente esse tipo de gestão.

Gestão de recursos humanos

A implementação da internet das coisas facilita bastante o controle sobre o serviço de colaboradores. Uma novidade que vem ganhando bastante espaço é o uso de QR codes para registrar o momento de chegada e saída de um trabalhador em um local específico. Com o próprio smartphone, ele escaneia o código, que é enviado em tempo real para o gestor, evitando possíveis fraudes.

Ademais, é possível investir na aquisição de vestimentas que utilizem a tecnologia, caso isso se aplique ao seu negócio. Chamados de wearables, esses dispositivos podem registrar coisas como o nível de esforço, a distância percorrida e tempo gasto para locomoção. Dessa forma, é mais fácil estruturar uma rotina de trabalho eficiente.

Utilizar a internet das coisas para gestão de facilities é uma prática que pode trazer diversas vantagens para sua empresa. Em um cenário em que os avanços tecnológicos são cada vez mais rápidos e intensos, ficar ligado nas novidades é essencial para manter sua gestão atualizada e alinhada com as tendências mais relevantes. Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das principais informações sobre tecnologia para gestão.

E aí, concorda que a internet das coisas veio para revolucionar a área de gestão de facilities? Quer receber conteúdos como esse em seu e-mail? Não perca tempo e assine nossa newsletter!

Leia também:

Gestão de pessoas e facilities: 6 práticas para aplicar ao seu negócio
Garanta destaque da empresa ao otimizar a experiência do cliente