Efetividade e produtividade: entenda as diferenças e como aliá-las!

01/06/2022

Cada ação tomada pelo colaborador durante sua escala de trabalho atinge, direta ou indiretamente, os resultados obtidos pela empresa. Se os profissionais realizam as tarefas cabidas com excelência, contribuem para que a companhia atue dentro do planejamento, respeitando os limites do orçamento.

Por outro lado, se cometem erros de procedimento ou os executam de forma lenta demais, os trabalhadores criam gargalos que resultam em gastos indesejados e afetam até a relação com o consumidor. Para garantir que o negócio explore seu potencial, portanto, é essencial que o gestor saiba como controlar a efetividade e produtividade de suas equipes.

Para que isso seja possível, é preciso entender claramente cada conceito. Com essa proposta, elaboramos este artigo. Vamos explicar as diferenças entre os dois termos e passar dicas para você manter sua organização produtiva e efetiva ao mesmo tempo. Confira!

O que é efetividade no trabalho?

É essencial que o conceito de efetividade não seja confundido com outros que, embora soem similares, apresentam diferenças de definição. É o caso da eficiência, que se refere à utilização produtiva dos recursos, e da eficácia, que mede a capacidade de alcançar metas pré-definidas.

Em uma rápida busca na internet, é possível encontrar a seguinte definição para o termo: capacidade de produzir um efeito real. Traduzindo para o mundo administrativo, portanto, a efetividade pode ser descrita como algo que, de fato, tem impacto sobre algum aspecto da empresa.

Sendo assim, uma ação efetiva é aquela que concretiza algo positivo ou transforma positivamente uma situação existente. Geralmente, isso pode ser alcançado com a utilização inteligente de recursos específicos para o problema. Imagine, por exemplo, que você identificou um problema na comunicação interna de sua companhia.

Ao observar a rotina dos colaboradores, você notou que a dificuldade em comunicar-se com eles em tempo real atrasa os processos e impossibilita a adoção de práticas mais adequadas. Nesse caso, uma solução efetiva seria investir em uma tecnologia especializada no assunto. Note que, ao fazer isso, você otimiza uma situação já existe, criando um efeito real sobre ela, que é justamente a definição de efetividade.

O que é produtividade?

A produtividade é outro daqueles conceitos presentes no discurso de qualquer profissional da gestão de pessoas. Contudo, é preciso tirá-lo do papel e, para isso, é imprescindível compreende-lo em sua totalidade. De acordo com o dicionário do Google, a palavra pode ser entendida como um substantivo referente à capacidade de produzir.

Sabemos, porém, da importância de nos aprofundarmos no termo. Do ponto de vista econômico, a produtividade representa uma relação entre os resultados obtidos e os insumos investidos. Em menor escala, na gestão empresarial, podemos entender a palavra como a relação entre a quantidade de trabalho realizada em um determinado espaço de tempo ou com um volume específico de recursos.

Sendo assim, o desafio de quem lida com produtividade é fazer mais, utilizando menos. Naturalmente, é preciso estabelecer um limite para que a busca por quantidade não afete a qualidade do processo. Encontrar esse equilíbrio é um dos maiores desafios na gestão de facilities.

Então, diferentemente da efetividade, que mede o impacto em uma situação já existente, a produtividade lida com a quantidade e qualidade das tarefas realizadas durante um período.

Como aliar efetividade e produtividade?

Entendidos os dois conceitos, a importância de aplicá-los no cotidiano de sua empresa fica escancarada, concorda? Ainda assim, você deve estar se perguntando como é possível alinhar essas duas ideias no mesmo processo comercial. Bem, para começar, é crucial que você não só conte com objetivos e processos bem definidos, mas também saiba como comunicá-los aos colaboradores.

Para isso, é essencial investir em tecnologias que facilitem o compartilhamento das agendas dos profissionais e de suas rotinas diárias. Se os profissionais não têm dificuldade em entender o que se espera deles, terão maior facilidade em executar suas tarefas. Além disso, eles serão os primeiros a notarem caso algo esteja fora do esperado.

Com essa compreensão, as equipes não precisam desperdiçar tempo aguardando instruções ou se perguntando como o procedimento deve ser realizado. Se a empresa utiliza uma ferramenta de automação, basta que os envolvidos chequem seus dispositivos para receber instruções claras sobre o que devem fazer. Dessa forma, fazem mais em menos tempo, o que define a ideia de produtividade.

Para garantir que suas ações sejam também efetivas, e não apenas produtivas, é importante que você busque soluções para otimizar as rotinas. Hoje, com acesso a tecnologias que usam a ideia de inteligência artificial, é possível registrar e mensurar cada etapa do dia a dia dos trabalhadores. Com essas informações, o gestor pode, facilmente, encontrar espaço para otimizações.

Ao intervir para aprimorar a atividade das equipes, você pode apresentar práticas que causem um impacto mais satisfatório. A partir desse ponto, a rotina será atualizada com os novos direcionamentos, o que vai causar efeitos positivos e duradouros na produção. Dessa forma, além de garantir altos níveis de produtividade, a empresa garante a própria efetividade.

Para garantir que esse processo seja escalável, com melhorias contínuas na atuação dos colaboradores, é recomendado que a empresa estabeleça um controle eficiente.

Feedbacks e Clima Organizacional

Assim, além de adotar boas práticas como o oferecimento de feedbacks e a criação de um clima organizacional adequado, é imprescindível o investimento em soluções modernas. Atualmente, existem tecnologias capazes de munir o gestor com a capacidade de acompanhar as tarefas de forma completamente remota.

Efetividade e produtividade são dois termos essenciais no gerenciamento de qualquer empreendimento. Enquanto o primeiro diz respeito ao efeito causado em situações existentes, o segundo mede a relação entre tempo disponível e tarefas bem realizadas.

Para garantir o equilíbrio entre os dois conceitos, é fundamental definir com antecedência as métricas que serão utilizadas para sua mensuração. Com uma comunicação eficiente entre as equipes e tecnologias especializadas, o objetivo pode ser alcançado com facilidade.

E aí, entendeu a diferença entre efetividade e produtividade? Pronto para alinhar as duas ideias em sua empresa? Se quiser ficar por dentro de mais conteúdos como esse, basta nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook e LinkedIn!