A gestão orientada por dados está dominando o mercado. Empresas que adotam a análise de informações conseguem inovar mais e sair na frente de seus concorrentes. Além disso, fica mais fácil para os gestores definirem estratégias e otimizarem fluxos operacionais.
Levando informações para o centro dos processos corporativos, a companhia ganha mais precisão e capacidade de identificar boas oportunidades. Como consequência, os times ficarão mais engajados e os riscos cairão.
Quer saber mais sobre como a gestão orientada a dados permite esses ganhos? Então, continue a leitura deste texto!
O que é uma gestão orientada por dados?
A gestão orientada por dados é aquela em que o negócio coloca a análise de informações como uma das bases de seus processos gerenciais. Da tomada de decisão às rotinas de otimização de fluxos de trabalho, tudo é feito com o apoio de indicadores, métricas e visualização de históricos, como o de vendas.
Em alguns cenários, a gestão orientada por dados conta com o apoio de soluções, como as de Business Intelligence e de Big Data. Dessa forma, a companhia pode cruzar um número maior de registros.
Isso permite ao gestor tomar decisões muito mais inteligentes e inovadoras. Afinal de contas, haverá mais pontos de partida para ele identificar qual a melhor escolha que a companhia pode tomar.
Quais as vantagens de gerir a sua empresa com o apoio de dados?
Gerenciar um negócio com o apoio de informações pode trazer uma série de benefícios para um empreendimento. Em conjunto, eles tornam a companhia mais capaz de enfrentar a concorrência e entregar aos seus consumidores serviços inteligentes. Entre os impactos em uma gestão movida a dados, é possível apontar:
- maior agilidade na tomada de decisões com o apoio de softwares de Business Intelligence;
- redução nos índices de erros no dia a dia da empresa com a possibilidade de otimizar continuamente os fluxos de trabalho;
- melhores indicadores de inovação a partir de análises de mercado mais abrangentes;
- aumento do retorno nos investimentos com a possibilidade de identificar, com precisão, o custo-benefício de cada solução;
- mais confiabilidade nas decisões tomadas com o abandono da intuição no dia a dia do gestor.
Qual a importância da TI para gerir facilities?
A tecnologia faz parte de processos corporativos de muitas empresas. Ela permite que negócios sejam mais inteligentes em suas escolhas e reduzam riscos. Além disso, auxilia times a atuarem de modo integrado e com baixo índice de erros.
Justamente por isso, a aplicação da TI na gestão de facilities pode ser a peça-chave para tornar esse trabalho mais inteligente e eficaz. Como o apoio de tecnologias, como sistemas de gestão integrada e nuvem, o negócio consegue estruturar um processo de gestão mais abrangente, preciso e eficaz. Assim, a companhia conseguirá atingir as suas metas com segurança e facilidade.
A gestão orientada por dados tem desempenhado um papel-chave em vários setores. Com ela, gestores podem encontrar novas formas de otimizar os seus fluxos operacionais, atender a demandas do mercado e inovar. Essa estratégia também torna mais fácil escolher investimentos robustos e tomar decisões estratégicas. Dessa forma, a companhia pode se colocar na frente da concorrência e garantir que os seus serviços terão alto nível de competitividade.
A gestão de facilities pode ter vários desafios. Saiba como contornar cada um deles em nosso post sobre o tema!