relacionamento com fornecedores

Descubra o que fazer para melhorar o relacionamento com fornecedores

Gerenciar um negócio é uma tarefa complexa. Além de controlar os processos internos da empresa, garantir a produtividade dos colaboradores e oferecer soluções eficientes para o público certo, é preciso construir um bom relacionamento com fornecedores. É quase um exercício de malabarismo, em que um momento de desatenção pode comprometer todo o projeto.

Em todo esse cenário, a relação com as empresas que fornecem insumos para o seu negócio pode facilitar ou dificultar a execução de suas estratégias. Afinal, encontrar fornecedores de confiança pode ser uma tarefa complicada, por isso, estabelecer um vínculo duradouro é uma forma de garantir uma estabilidade em médio e longo prazo.

Mas, afinal, o que fazer para otimizar o elo entre sua empresa e as responsáveis pelo fornecimento de material? É o que abordaremos neste artigo. Além de passar dicas para você aprimorar esse fator, vamos falar sobre a importância desse movimento e o papel que a tecnologia pode exercer. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância de um bom relacionamento com fornecedores?

Toda organização depende de parceiros qualificados para que suas próprias operações se desenvolvam da melhor maneira possível. Se você tem experiência com a gestão de facilities, por exemplo, sabe que atrasos no abastecimento de insumos podem prejudicar as rotinas de trabalho e criar gargalos indesejáveis.

Além disso, a excelência do fornecedor proporciona maior segurança ao ambiente de trabalho e reflete diretamente no produto ou serviço oferecido ao consumidor. Isso quer dizer que basta encontrar um parceiro de qualidade e deixar que a relação se desenvolva naturalmente? Claro que não.

Os esforços para estabelecer um bom relacionamento com fornecedores trazem vantagens significativas para o seu negócio. A primeira delas é a possibilidade de uma relação com base na credibilidade.

É claro que contar com um SLA determinando as obrigações de ambas as partes é fundamental para garantir o cumprimento do acordo, mas se esse documento for embasado pelo sentimento de confiança entre parceiros, todo o processo é facilitado. Isso dá maior tranquilidade à gestão para lidar com outros assuntos.

Aumento do poder de barganha

Outra consequência de um vínculo saudável com seus abastecedores está relacionada aos gastos que sua empresa precisa realizar para arcar com a parceria. Não é novidade para ninguém que a diminuição desses custos é um dos grandes objetivos de qualquer gestor de facilities, mas pode ser uma tarefa complicada se você está lidando com um desconhecido. 

Por outro lado, se sua empresa nutre uma boa relação com os parceiros, as chances de você conseguir descontos e ofertas especiais aumentam consideravelmente. Afinal, assim como você não quer abrir mão de uma parceria de sucesso, a empresa responsável pelo fornecimento não quer perder um cliente fiel. Sendo assim, quanto melhor o relacionamento entre os dois, maior é o seu poder de barganha. 

Maior flexibilidade

Se você compartilha de confiança mútua com o fornecedor, a viabilidade de flexibilizar o acordo aumenta. Pode ser, por exemplo, que você precise alterar a carga de um abastecimento ou mesmo diminuir os prazos previamente estipulados.

A partir do estabelecimento de um canal aberto com o parceiro, você tem a possibilidade de fazer solicitações especiais com maiores chances de aprovação. 

Como melhorar a relação com fornecedores?

Bem, neste ponto, você já entende que construir uma relação saudável e fidelizada com seus parceiros de negócio pode fazer toda a diferença para as operações de sua empresa. Então, que medidas podem ser tomadas para você alcançar esse patamar? A seguir, passaremos algumas dicas fundamentais para essa empreitada. Acompanhe!

Dê mais valor à qualidade do que ao preço

Nas negociações para fechar uma parceria de fornecimento, é comum que a parte contratante busque caminhos para chegar a um acordo mais favorável do ponto de vista financeiro. Não há problema nisso, mas é preciso tomar algum cuidado. Forçar demais a barra pode desgastar a relação com o fornecedor antes mesmo de ela começar.

Por isso, sempre demonstre um apreço maior pela qualidade oferecida do que pelo valor a ser negociado. Isso passa a imagem de que você tem um padrão de exigência alto, o que é fundamental para o desenrolar da parceria.

Antes de fechar um acordo, estude e negocie condições

Como em qualquer tipo de parceria, é fundamental que não haja dúvidas sobre o custo-benefício do acordo. Por isso, estude com cuidado as condições propostas pelo fornecedor e, se necessário, faça uma contraproposta. Prestar atenção em cada um dos detalhes é primordial para que a relação seja benéfica para ambas as partes.

Estabeleça canais eficazes para comunicação

As conversas com o fornecedor não se encerram com o fechamento do acordo. Por isso, durante as tratativas, estabeleça de forma clara quais canais de comunicação podem ser utilizados caso seja necessário. Isso facilitará a resolução de possíveis problemas e, com isso, estabelecerá as bases para um relacionamento transparente e confiável.

Monitore os indicadores de qualidade do fornecedor

Outro ponto que deve ser discutido durante a elaboração do acordo diz respeito aos indicadores de qualidade que serão utilizados para avaliar o desempenho do fornecedor. Com essas métricas previamente definidas, você tem embasamento para articular melhorias na relação ou mesmo para demonstrar apreço pela qualidade do serviço prestado.

Não se esqueça de contar com um plano B

Seja na fase de negociação, seja após o fechamento do acordo, nunca deixe de contar com um plano B. Isso comunica ao fornecedor que, caso ele não cumpra sua parte conforme o esperado, você pode optar por substituí-lo por uma alternativa mais qualificada.

Inclua os fornecedores na elaboração do planejamento de produção

É importante que seus parceiros fiquem por dentro do seu planejamento de produção. Dessa forma, eles saberão com antecedência sobre qualquer variação na demanda, o que facilita a prestação de um serviço de qualidade. Além disso, incluí-los na elaboração do plano produtivo reforça seu compromisso e a confiança na parceria.

Dê valor aos parceiros de qualidade

Assim como é preciso tomar medidas para melhorar os serviços prestados por parceiros ineficientes, é fundamental exaltar aqueles que exercem com excelência a sua parte do acordo. Isso os mantém motivados para continuar o bom trabalho e sinaliza que estão no caminho certo.

Qual é a importância da tecnologia nesse processo?

Assim como em diversas esferas do mundo empresarial, a tecnologia tem um papel importante na relação com o fornecedor. Por meio de softwares especializados, por exemplo, você pode abrir canais de comunicação eficientes, o que facilita a troca de informações entre as partes e as mantém na mesma página.

Além disso, essas tecnologias aumentam o seu controle sobre o estoque, abrindo caminho para um entendimento elevado sobre as necessidades da sua empresa. Com isso em mente, você vai contar com maior firmeza para apresentar suas demandas ao fornecedor e apontar pontos que precisam ser aprimorados.

Manter um bom relacionamento com fornecedores é uma forma de desenvolver uma parceria duradoura, que pode gerar muitos frutos para o seu empreendimento. Com parceiros de confiança, você evita a criação de gargalos e, ainda, tem a possibilidade de obter acordos flexíveis e mais favoráveis para o seu negócio.

E aí, concorda que uma relação positiva com os fornecedores é fundamental para o sucesso de qualquer negócio? Compartilhe este post em suas redes sociais e descubra a opinião de seus contatos!

Siga-nos nas redes sociais.
Estamos no Facebook e LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.