Para realizar uma boa gestão em sua empresa e alcançar os resultados esperados, é preciso controlar bem os processos internos. Por mais que algumas tarefas sejam vistas como mais importantes que outras, o fato é que cada ação realizada por gestores e colaboradores é primordial para as operações do empreendimento.
Por isso, o papel de um coordenador de equipes não se restringe ao planejamento e à avaliação das rotinas de trabalho. É preciso, também, acompanhar de perto as atividades internas e garantir que elas sejam executadas da forma mais eficiente. A boa notícia é que, hoje, não é difícil encontrar práticas e tecnologias que facilitam essa supervisão.
Para nos aprofundarmos no assunto, elaboramos este artigo. Nele, vamos explicar detalhadamente o que é e qual é a importância do monitoramento de tarefas. Ao fim, passaremos dicas valiosas para você aplicar isso em sua empresa. Confira!
O que é o monitoramento de tarefas?
O monitoramento de tarefas diz respeito a um conjunto de atividades, protocolos e práticas destinado a acompanhar todas as etapas de cada processo interno em uma empresa. É um trabalho fundamental para possibilitar tomadas de decisão mais certeiras, baseadas em dados e relatórios.
Aplicar uma metodologia que inclua o monitoramento de tarefas é diferente de apenas avaliar a eficiência e o resultado de cada uma delas. Esse acompanhamento deve ser iniciado antes mesmo da realização de cada ação, já que deve incluir as fases de planejamento e teste.
Da mesma forma, essa supervisão não deve ser encerrada com a conclusão das tarefas. Uma de suas fases mais importantes só pode ser ativada ao fim do processo, já que envolve a análise de dados e a avaliação necessária para encontrar pontos de melhoria nas rotinas de trabalho.
Trata-se de uma atividade cada vez mais relevante no dia a dia de empresas, especialmente por causa das novas tecnologias que facilitam o registro e o acompanhamento de dados. As vantagens são diversas, como mostraremos no próximo tópico.
Por que é importante monitorar tarefas na sua empresa?
Todos os gestores e empresários têm um objetivo em comum: reduzir os gastos envolvidos nas operações de suas empresas. Esse é, justamente, um dos principais benefícios de aplicar o monitoramento de tarefas em seu negócio. A atividade tem o poder de gerar relatórios detalhados sobre todos os processos, facilitando na identificação de gargalos de produção.
Ao identificar essas falhas e visualizar suas origens, fica fácil tomar medidas para consertá-las e garantir que jamais ocorram novamente. Da mesma forma, é possível perceber as práticas que geram maior produtividade na equipe e transformá-las em diretrizes a serem seguidas.
Aliás, o aumento na produtividade dos colaboradores é outra vantagem que caminha junto ao monitoramento de tarefas. Ao aplicar essa metodologia, você enxerga, com clareza, quais colaboradores estão atuando da forma esperada e quais precisam melhorar. Assim, com um bom sistema de comunicação interna, é viável tomar medidas para deixar todos na mesma página.
Então, é justo dizer que essa atividade beneficia todos os envolvidos na empresa, desde os colaboradores até os gestores. Enquanto os gestores encontram maior facilidade para identificar e aplicar as melhores soluções, os trabalhadores têm acesso às práticas mais efetivas e gastam melhor o próprio tempo.
Quais são as melhores dicas para um monitoramento de tarefas eficiente?
Agora que você entende o que é esse conceito e qual a importância de aplicá-lo em sua empresa, vamos botar as mãos à obra. Conhecer as melhores práticas de monitoramento de tarefas não é apenas uma forma de melhorar o ambiente interno de sua empresa, mas também de adquirir uma vantagem competitiva no mercado. Portanto, acompanhe!
Defina os objetivos com antecedência
Como em qualquer tipo de planejamento, é preciso definir com antecedência quais objetivos você quer alcançar. Essa definição influenciará todo o processo, desde a escolha das métricas fundamentais até a base para tomadas de decisão.
Se você tem como foco diminuir os custos operacionais, por exemplo, sua análise será baseada nos gastos envolvidos em cada tarefa e em como é possível reduzi-los. Por outro lado, se o seu objetivo for puramente diminuir o tempo de execução de cada ação, a preocupação com a parte financeira dá espaço à busca pelas práticas mais ágeis e eficientes.
Em todos os casos, é fundamental que todas as suas equipes estejam cientes do que será analisado e de qual é o objetivo. Dessa forma, elas contarão com maior segurança para desenvolver e aplicar seus métodos.
Padronize os processos
Para que o monitoramento de tarefas seja eficaz, padronizar os processos é primordial. Com a padronização, você tem a garantia de que todas as tarefas estão sendo realizadas sob as mesmas diretrizes. Dessa forma, independentemente da equipe de colaboradores envolvida, é possível realizar uma avaliação com os mesmos parâmetros.
Assim, além de facilitar o relatório e a realização de um diagnóstico, essa prática facilita o trabalho dos colaboradores. Eles encontrarão maior facilidade para cumprir a rotina de trabalho e se depararão com um ambiente muito mais colaborativo.
Categorize as rotinas e estabeleça um período
Uma forma muito eficaz de aumentar a produtividade das equipes e otimizar o monitoramento é categorizando as rotinas de acordo com suas características. Portanto, tarefas que utilizem recursos semelhantes ou sejam executadas no mesmo espaço físico podem ser colocadas na mesma categoria.
Ao mesmo tempo, é importante definir um período para a sua realização. Deixar claros quais grupos de tarefas devem ser realizados em cada momento facilita o planejamento e traça um norte a ser seguido pelos envolvidos.
Faça uso da tecnologia
A tecnologia é uma aliada fundamental para você monitorar as tarefas na sua empresa. A partir de programas especializados, é viável controlar de perto determinadas questões, como o momento de chegada de um colaborador e o tempo necessário para concluir suas atividades.
O uso de aplicativos específicos para isso permite que você identifique as práticas mais eficazes e transforme-as em exemplos a serem seguidos. Os colaboradores podem receber, em seus próprios smartphones, instruções e checklists a serem seguidas para garantir a qualidade do trabalho.
Ademais, o uso dessas tecnologias permite o acompanhamento remoto por parte do gestor. Dessa forma, fica muito mais fácil aplicar essa metodologia em empresas que contem com um vasto número de tarefas a serem realizadas ou que executem serviços em locais distintos.
O monitoramento de tarefas pode ser do que sua empresa precisa para deixar as práticas ruins para trás e alavancar os resultados positivos. Com o uso de um aplicativo, como o FacilitApp, você consegue monitorar suas tarefas, treinar seus colaboradores e implementar as melhores técnicas para o seu negócio.
E aí, quer saber mais sobre como um aplicativo de gestão de facilities pode melhorar o desempenho da sua empresa? Entre em contato com a gente e ficaremos felizes em ajudar!
Mais artigos
Gestão de serviços sem complicações
Planejar escala de trabalho nunca foi tão fácil
Terceiro lugar no Prêmio Transformação Digital na Saúde 2023
Saiba como usar a tecnologia na gestão de facilities
Experimente a revolução da gestão de facilities com o FacilitApp