Você já ouviu falar em robotização de processos? Essa tendência possibilitada pela tecnologia está se tornando uma grande vantagem competitiva para empresas que buscam uma operação mais inteligente e eficiente.
Se você quer entender melhor sobre o conceito, quais as suas vantagens e como ele ajuda na gestão de facilities, este post responderá a todas essas perguntas. Acompanhe!
O que é robotização de processos e como ela funciona?
A robotização para automação de processos, conhecida pela sigla em inglês RPA, é a inclusão em empresas de códigos e softwares automatizados (chamados comumente de robôs) para que eles executem tarefas repetitivas e burocráticas sem a necessidade de intervenção humana.
Um exemplo simples para entender como isso funciona é uma de suas utilizações mais frequentes atualmente: os chatbots. Você já deve ter entrado em um chat de atendimento empresarial e resolvido uma questão ou passado por uma triagem conversando com um desses robôs de texto.
Eles são programados para analisar os dados que recebem (uma questão digitada pelo cliente) e conduzem a conversa de forma natural sem que um humano precise fazer esse contato inicial. Esse é o objetivo da RPA.
Diferença entre RPA e automação comum
Vale lembrar também que existe uma evolução que torna os robôs automatizados mais sofisticados do que uma automação tradicional nesse tipo de função.
A RPA, hoje, tem capacidade de se adaptar a situações que não foram previstas. Os robôs não só respondem o que foram programados para responder, mas cruzam informações e tomam decisões baseadas em comportamento humano e em necessidades específicas.
É por isso que o investimento na tecnologia cresceu tanto nos últimos anos. Ela alcançou um ponto de maturidade que traz benefícios realmente significativos para uma empresa.
Quais as vantagens da robotização?
Mas que benefícios são esses exatamente? Algumas das vantagens trazidas pela robotização podem fazer muita diferença em um negócio. Veja a seguir.
Agilidade de processos
O benefício mais evidente dessa tecnologia é tornar vários processos, dentro de uma rotina empresarial, mais rápidos e precisos.
Robôs têm um poder de processamento impressionante, trabalham sem parar e podem realizar a mesma tarefa milhares de vezes sem perder qualquer performance.
Principalmente naquelas funções mais mecânicas e repetitivas, não faz mais sentido perder um de seus colaboradores para ficar por conta disso.
Redução de falhas
O robô não só pode realizar um mesmo processo milhares ou milhões de vezes, mas também realizará a tarefa sempre da forma como foi designada — sem muita brecha para falhas de execução e erros de julgamento.
Otimização operacional
Uma operação mais ágil e sem erros se torna automaticamente mais otimizada — menos processos, menos tempo de execução, menos burocracia.
Uma consequência muito positiva disso é que os colaboradores se livram desse peso de tarefas repetitivas e podem ser mais estratégicos em sua atuação, aumentando consideravelmente a capacidade produtiva do negócio.
Redução de custos
E, claro, uma empresa otimizada gasta menos — tanto em recursos quanto em tempo e dinheiro. Além disso, há mais estabilidade nos gastos, já que serviços de automação costumam ser entregues como serviço. Essa previsibilidade pode facilitar o planejamento de investimentos futuros.
Como se dá a relação entre robotização e gestão de facilities?
Se a robotização de processos está melhorando a administração em todos os setores corporativos, existem algumas áreas que são ainda mais beneficiadas.
A gestão de facilities é um grande exemplo. Em empresas que precisam gerenciar diversos serviços dentro de um espaço grande (limpeza, manutenção, portaria, jardinagem etc.), a organização e a estruturação da produtividade definem uma operação otimizada.
Em formatos mais tradicionais para o gerenciamento de facilities, você teria um (ou mais de um) colaborador controlando as tarefas que precisam ser feitas, quem é responsável por qual e quais foram concluídas.
Existe muito espaço aí para falhas de registro, ordens confusas de execução, esquecimento de alguma etapa, entre vários outros problemas que desperdiçam tempo e dinheiro da empresa.
Os robôs podem atuar exatamente nessa organização para um controle automático de tudo o que é preciso ser feito, o status atual das tarefas e a comunicação entre os colaboradores.
Qual é a vantagem de um RPA nesse caso? Como dissemos lá em cima, os novos robôs automatizados têm a capacidade de se adequar a situações sem intervenção humana. Eles podem, por exemplo, identificar o atraso de uma tarefa ou a inserção de um procedimento urgente e reorganizar o fluxo produtivo de acordo com a necessidade em tempo real.
Ou seja, a automação é mais inteligência para a gestão de facilities. É um impacto direto e muito significativo na rotina de empresas que precisam lidar com isso.
Como começar essa implementação?
Agora que conversamos bastante sobre a robotização de processos, você já deve estar pensando em que pontos da sua operação poderiam se beneficiar da tecnologia.
Então, queremos terminar o texto com algumas dicas para começar esse planejamento e buscar as soluções de que você precisa. Confira!
Entenda o papel da robotização na empresa
A robotização é uma tecnologia abrangente que pode se encaixar em muitas áreas de um negócio. Neste texto mesmo, destacamos duas opções interessantes: o atendimento ao cliente e a gestão de facilities.
Portanto, é bom começar esse plano entendendo quais processos operacionais podem se beneficiar mais da automação na empresa — podendo, assim, focar e priorizar os seus investimentos.
Encontre as soluções certas
Existem várias formas, hoje, de investir em RPA: serviços, softwares, plataformas e aplicativos. Quando você entender sua necessidade, não terá problema para encontrar as soluções no mercado com o melhor custo-benefício para o seu caso.
Conte com ajuda especializada
Como a automação é uma tecnologia nova, com muitos potenciais e possibilidades, é sempre bom contar com uma ajuda extra.
Você pode ir atrás de consultorias, mas talvez seja até mais interessante buscar empresas que oferecem a tecnologia junto à experiência em implementação e uso.
Com um bom planejamento, com foco na otimização e com investimento em uma boa solução tecnológica, a robotização de processos pode transformar uma empresa. E, em um mercado movido a inovação e a adaptação, isso é fundamental.
Curtiu o artigo? Quer ter acesso a mais conteúdos relacionados? Então, siga-nos nas redes sociais e acompanhe as próximas publicações. Estamos no Facebook e no LinkedIn!