Saiba que de nada adianta um empreendimento com equipamentos sofisticados, processos otimizados, bons produtos e serviços e preços competitivos se o consumidor não tiver uma boa experiência com a sua empresa. Por isso, você deve se preocupar com a satisfação do cliente, conhecendo bem esse conceito, já que ele o ajudará a alcançar o sucesso nos seus negócios.
Neste artigo, vamos explicar o que vem a ser a satisfação do cliente e daremos algumas dicas para que você consiga conquistá-la a fim de sair na frente da concorrência e alavancar a sua empresa, expandindo as suas vendas. Acompanhe.
Entenda o que é satisfação do cliente
A satisfação do cliente é a resposta dada pelo consumidor ao adquirir o seu produto ou serviço. Ela pode ser positiva ou negativa e isso variará de acordo com alguns parâmetros, como a expectativa individual, a qualidade e o atendimento que você proporcionou no momento da pré e da pós-venda.
Essa resposta, certamente é um diferencial competitivo, e será a partir dela que você poderá melhorar os seus produtos e permanecer no mercado. Saber o que diz o seu consumidor é tão importante que a satisfação do cliente tem se tornado um setor dentro das empresas e, quando é bem estruturado, traz benefícios para o seu empreendimento.
Conheça o cliente 4.0
Para atender às expectativas do seu consumidor, você precisa conhecê-lo e saber onde encontrá-lo. Atualmente, ele é conhecido como cliente 4.0. Saiba quais são as suas principais características:
- está conectado 24 horas nas mídias sociais;
- é antenado com as opiniões de outros indivíduos;
- é bem informado, bastando um clique para comparar produtos e serviços em âmbito nacional e internacional;
- é exigente quanto aos preços e quanto à sua relação custo-benefício;
- valoriza a maneira como é atendido.
Acompanhe as nossas dicas para aumentar a satisfação do cliente
Preparamos algumas dicas para que você saiba o que fazer a fim de aumentar a satisfação do cliente no seu negócio. Veja a seguir!
Conheça as necessidades do cliente
Para conhecer as necessidades do cliente, você precisa, antes de tudo, definir para quem é que você quer vender, ou seja, qual é o seu público-alvo e quais as suas características, como faixa etária, gênero, classe social e demais atributos, para tornar útil o seu produto ou serviço.
Desenvolva a empatia
Mesmo sabendo que uma empresa é um negócio e que não pode ser movida pela emoção, existem momentos e situações em que o empreendedor precisa se colocar no lugar do cliente para entender a expectativa.
Cuide de toda a jornada do cliente
Normalmente, os clientes, antes de adquirirem um produto ou serviço, passam por uma jornada que, basicamente, segue três passos:
- aprendizado e descoberta;
- reconhecimento do problema;
- consideração da solução e da decisão de compra.
Sabendo disso, você deve acompanhá-los nessa caminhada e dar o suporte necessário para que fechem o negócio com a sua empresa.
Meça o índice com frequência
A satisfação do cliente deve ser medida com certa frequência. Segundo a metodologia NPS (Net Promoter Score), desenvolvida nos Estados Unidos por Fred Reichheld, o ideal é que não seja feita em um período menor que 90 dias, assim, você evitará incomodar os seus consumidores criando transtornos desnecessários.
Portanto, busque estratégias criativas para alcançar a satisfação do cliente. Assim, você conseguirá atender às suas expectativas. Lembre-se, ainda, de que uma equipe bem treinada e preparada é uma das chaves para atingir esse objetivo, pois colaboradores engajados promovem o seu negócio.
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