A sua empresa tem práticas para medir a produtividade dos colaboradores? Hoje, negócios devem estar atentos a todos os fatores que indicam problemas no ambiente de trabalho. Nesse sentido, avaliar a capacidade de os colaboradores entregarem resultados com baixo custo e alta precisão é algo fundamental.
Se a produtividade é elevada, os times podem dedicar mais tempo a rotinas secundárias. Além disso, a companhia terá mais habilidade para atender a demandas externas com alta flexibilidade. Por isso, todo negócio que busca ser competitivo deve estar atento aos passos necessários para medir produtividade interna.
Veja, a seguir, algumas medidas que podem ser adotadas com esse fim! Boa leitura!
Tenha indicadores de performance
Métricas de performance são um passo básico para identificar problemas de produtividade. Elas auxiliam o gestor a ter uma visão ampla sobre o nível de performance de toda a equipe, muitas vezes, em tempo real. Por isso, o seu uso deve ser disseminado.
Feitas conforme o perfil de cada área, as métricas podem auxiliar o gestor a identificar e a corrigir problemas rapidamente. Elas também ampliam o número de dados que podem ser empregados para otimizar as rotinas internas. Desse modo, será mais fácil para a empresa ter sempre fluxos contínuos de entrega de resultados.
Adote prazos para cada atividade
Os prazos são um fator comum no ambiente corporativo. Porém, eles devem ser empregados com cuidado e ser conhecidos por todos. Desse modo, as equipes podem trabalhar continuamente para sempre entregar os melhores resultados.
Defina prazos priorizando as tarefas mais importantes. Comunique-os aos seus times e garanta que eles tenham as ferramentas necessárias para que estejam dentro do que foi combinado. Assim, a aderência será elevada e a companhia sempre utilizará, da melhor forma possível, o seu tempo.
Garanta que bons resultados serão reconhecidos
Os feedbacks também são importantes para melhorar a produtividade e garantir que as equipes terão alta performance. Eles devem ser aplicados, por exemplo, quando alguém bate a sua meta de produtividade. Isso garantirá que a equipe seguirá motivada e engajada para entregar bons resultados.
Se algo de errado for identificado, o feedback também pode ser aplicado. Nesse caso, ele servirá para a empresa corrigir falhas e otimizar os seus processos. Dessa maneira, a otimização e a integração das equipes com os líderes serão contínuas.
Implemente soluções tecnológicas
A tecnologia também é importante para o gestor medir produtividade da equipe e evitar que falhas não sejam rastreadas com precisão. Aplicativos de gestão de tarefas dão aos profissionais mais habilidade para avaliar quando há atrasos, bem como para analisar o fluxo de trabalho de cada time e as atividades pendentes. Além disso, otimizam a distribuição de obrigações e o planejamento diário.
Por isso, sempre considere o investimento em tecnologias que permitam o acompanhamento das tarefas. Isso gerará melhorias na distribuição de responsabilidades, evitará atrasos e garantirá que a equipe poderá sempre entregar os melhores resultados possíveis.
Tenha uma fórmula padronizada para calcular a produtividade
Uma das alternativas que o negócio pode utilizar é uma fórmula para avaliar a produtividade da equipe. Em geral, as empresas utilizam métodos de cálculo como o seguinte:
PRODUTIVIDADE = quantidade de entregas/número de recursos utilizados = output/input
Há também os casos em que os fatores financeiros são priorizados. Neste cenário, uma fórmula comum é a seguinte:
PRODUTIVIDADE = receita total/custo total
Hoje, medir produtividade é um dos melhores modos de garantir boa competitividade para o negócio. Avaliando a performance contínua das equipes, o gestor poderá corrigir erros, evitar mau uso dos recursos e gerar oportunidades de venda. Por isso, sempre tenha mecanismos em mãos para avaliar a qualidade dos fluxos de trabalho e evitar que a empresa fique atrás de seus concorrentes.
Gostou dessas dicas e quer saber mais sobre os futuros posts do blog? Assine agora a nossa newsletter!